Estão abertas de 11 a 30 de abril as inscrições para o III Curso Virtual sobre Serviços Farmacêuticos baseados em Atenção Primária em Saúde para Gestores v_2013. Como parte do desenvolvimento da Atenção Primária em Saúde (APS) renovada, o Projeto de Medicamentos e Tecnologias da Saúde da Área de Sistemas de Saúde Baseados na Atenção Primária em Saúde (MT/HSS) da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) vem trabalhando em uma proposta de serviços farmacêuticos baseados na APS desde 2008. Apesar de todos os esforços e recursos investidos, acesso e uso racional de medicamentos continuam sendo um grande desafio na maioria dos países da região. É necessário mudar a abordagem das políticas farmacêuticas e estratégias, atualmente focados em medicamentos para a nova visão com a ênfase sobre os indivíduos, famílias e comunidade (IFC) abordando suas necessidades de saúde. A visão deste curso é apoiar o desenvolvimento de serviços farmacêuticos socialmente relevantes, integrados aos sistemas de saúde baseados na APS e visa a reforçar a capacidade dos profissionais desses serviços em apoio a implementação desta nova abordagem nos países.

OBJETIVO GERAL:

Promover o desenvolvimento de serviços farmacêuticos (SF) baseados na Atenção Primária em Saúde (APS), por meio do fortalecimento de capacidades de líderes e gestores dos serviços farmacêuticos.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:

  • Descrever o papel dos serviços farmacêuticos no fortalecimento dos sistemas e serviços de saúde baseados na APS.
  • Relacionar a influência dos determinantes sociais na saúde dos indivíduos e da comunidade.
  • Mobilizar esses conceitos para analisar e melhorar a situação dos SF no país.
  • Identificar os elementos constitutivos e estruturas de gestão dos serviços farmacêuticos.
  • Formular um plano para a mudança do enfoque desses serviços, do medicamento para pessoas, família e comunidade (APS renovada).
  • Reconhecer as competências necessárias para a implementação dos SF baseados na APS.
  • Propor estratégias para o desenvolvimento destas habilidades.
  • Elaborar uma proposta de intervenção para a implementação de SF baseados na APS renovada.

Solicitar Inscrição